Índice
ToggleDomine suas Finanças: 7 Passos Essenciais para Registrar as Movimentações Financeiras e Controlar Despesas e Receitas em seu Livro-Caixa para Comércios!
Você sabe o que é o livro-caixa e como fazer os registros nele? No nosso artigo te explicamos tudo!
O livro-caixa, com certeza é uma das ferramentas mais essenciais para manter saudável a situação financeira da sua empresa.
Muitos empreendedores não têm ideia do quão importante este livro é. Diante disso, neste artigo te mostraremos a importância de usar este livro e como executar tal ação. Confira!
O que é livro-caixa e quais são seus benefícios?
Livro-caixa é um registro contábil, onde todas as transações financeiras de uma empresa ou organização ficam registradas. Também é conhecido por outros nomes, como livro de movimentação de caixa ou livro diário de caixa.
Este instrumento possui diversas vantagens para sua empresa. Listamos algumas para você!
Controle Financeiro:
Com o livro-caixa, é possível registrar precisamente todas as entradas e saídas de dinheiro, em outras palavras as receitas e as despesas da empresa.
Isso faz com que o seu controle financeiro seja mais preciso e que você acompanhe e avalie constantemente a sua situação financeira.
Tomada de decisão esclarecida:
O livro-caixa te auxilia a tomar decisões mais certeiras, pois ao visualizar claramente suas finanças faz com que você saiba que área poderá reduzir custos.
Análise financeira:
Com o livro-caixa a análise financeira acaba se tornando mais fácil, podendo analisar o curto, médio e longo prazo.
Com isso você poderá identificar tendências financeiras, calcular métricas importantes, como margem de lucro, e avaliar o desempenho financeiro geral.
Cumprimento das obrigações fiscais:
Com a organização do livro-caixa, o cumprimento das obrigações fiscais acaba se tornando mais fáceis, pois ele fornece um registro confiável de todas as entradas e saídas do comércio, assim facilitando a declaração de impostos e gerando erros que podem causar problemas com as autoridades de fiscalização.
Facilidade na auditoria financeira:
as anotações em dia, o processo da auditoria acaba se tornando mais rápido e menos burocrático.
Evidência legal:
Em disputas comerciais e em processos, o livro-caixa bem organizado ajuda a sustentar suas exigências ou provar sua posição em questões legais.
Como registrar as movimentações financeiras no livro caixa?
1- Tenha um livro caixa adequado:
Escolher um livro caixa apropriado, é extremamente importante. Pesquise quais são os mais organizados e fáceis de serem utilizados.
Você pode optar por modelos físicos, que são encontrados em papelarias, ou pode escolher os virtuais, como, por exemplo, uma planilha.
2- Identificar as informações necessárias:
Antes de começar a anotar, determine quais informações você precisa registrar, como data, valor da receita ou despesa, forma de pagamento, saldo atual e descrição da transação.
3- Registre as receitas:
É extremamente necessário a anotação de todas as receitas do comércio, como serviços, vendas de produtos e qualquer entrada de dinheiro.
Registre também a data, como recebeu essa receita e o valor dessa receita.
4- Registre as despesas:
Assim como é importante registrar as receitas, o registro das despesas é ainda mais importante para equilibrar o financeiro da sua empresa.
Anote todas as compras de mercadorias, pagamento de contas, salários e aluguel.
5- Classifique os lucros e os custos:
Separe suas receitas e suas despesas em categorias, como, por exemplo, vendas, salários, materiais e aluguel.
Anotando as despesas e receitas de cada categoria, é possível chegar a um resultado e ver se a empresa está equilibrada, em déficit ou superávit.
6- Analise o desempenho financeiro da sua empresa:
Use as informações contidas no livro para identificar padrões de receitas e despesas, assim é possível fazer comparações entre os períodos e tomar as decisões com base nesses dados.
7- Faça uma conciliação periódica:
Constantemente, verifique se o saldo do seu livro-caixa e o seu saldo real são correspondentes.
Essa verificação fará com que você consiga identificar erros e discrepâncias.
Saiba mais em:
- Como Fazer Uma Análise Tributária De Sucesso Em 4 Passos
- Indicadores Financeiros: Dicas Importantes Que Vão Ajudar A Escolhê-Los Corretamente
Como ter mais facilidade ao anotar as transações no seu livro caixa?
Nós da Ethicos Consultoria, temos mais de 25 anos de experiência em grandes empresas, a Ethicos Consultoria está se aperfeiçoando cada vez mais e trazendo inovações que contribuem para o pleno desenvolvimento sustentável da sua marca.
Trabalhamos para que o seu comércio tenha o crescimento sustentável, apresentando soluções específicas para o porte e a especialidade dele, cuidando desde a abertura, oferecendo total suporte para a manutenção do seu negócio.
Com a nossa assessoria para comércio, você terá todas as questões contábeis, fiscais e tributárias cuidadas por especialistas e total suporte na tomada de decisões, no seu financeiro e em outras áreas.
Quer facilitar os seus registros no livro-caixa? Então entre em contato conosco
Facilite seu registro no livro caixa!